Nem tudo o que reluz é um Altar!

No passado mês de abril comemoramos a Páscoa, uma das festas religiosas de imensa comoção e fé. Em maio tivemos as comemorações com muitas festas de Nossa Senhora de Fátima.
E em junho, temos comemorações?

Ah! Se temos!

Quando o mês de junho chega as festas aos santos populares multiplicam-se pelos quatro cantos do mundo, para agradecer a Santo António, a São João e a São Pedro as graças alcançadas, fazer novos pedidos e abençoar a vida, a família, casa e trabalho.

Todos nós temos muita fé na nossa religião – independentemente da crença, e é comum termos em casa ou no ambiente de trabalho imagens e/ou um altar religiosos com santos, santas, anjos, arcanjos, outras divindades, velas, incensos, guias, livros religiosos e instrumentos usados nas orações e rituais religiosos.

São rituais que o ser humano arranja para alcançar seu equilíbrio.

“O meu coração é o altar para Deus.”

Marcos Vinicius Trindade
Assim, escolher o local onde tu vais representar o teu altar e cuidar dele é fundamental para teres a casa abençoada e o teu negócio protegido.

De seguida, nós vamos destacar alguns cuidados que devemos ter com os altares religiosos*, segundo os nossos ideais:

  1. o teu altar religioso deve ficar num local reservado da tua casa. Não representes o teu altar em ambientes onde transitem muitas pessoas, como corredores e salas, por exemplo, porque as tuas orações devem ser feitas em locais tranquilos e livres de interrupção. Mas, caso um corredor ou uma sala forem o único local para montares o altar, pensa em colocá-lo em um oratório. Assim tu irás protegê-lo e sentir as tuas orações mais fortes.
  2. não escolhas ambientes desarrumados ou sujos para o teu altar, do tipo “quarto da roupa por passar a ferro”. Se a tua vida está numa fase desarrumada, não queiras essa desarrumação para a tua fé.
  3. se tu escolheres uma estante na tua sala para o teu altar, tem em atenção de não teres a prateleira muito cheia de objetos. A ideia é dares destaque ao teu santo favorito!
  4. não tenhas nenhum caixote do lixo ao lado do teu altar.
  5. se escolheres o teu quarto para teres o teu altar, coloca-o dentro de um oratório, pois vai trazer-te beleza e sensação de paz ao lar.
  6. os melhores locais para um altar são os mais reservados na casa.

*quando só há uma imagem de divindade ou santo no ambiente os teus cuidados podem ser mais leves, pois não simboliza propriamente um altar.

Arcanjo Miguel UNA Treze – Personalização de Peça
Oxalá – Base decorativa para altar Treze

A nossa sugestão é para ires montando o teu altar aos poucos, compra uma coisa aqui e outra acolá e nós temos a certeza que tu conseguirás representar um belo altar familiar. Um altar que luz! Lembrando que as dicas que demos acima são as que nós achamos mais importantes. Tu podes e deves adaptar conforme aquilo com que te identificas.

Treze, 2022.


Posts Relacionados

Leave a comment