Os rituais fazem parte da nossa vida

Os rituais fazem parte da nossa vida, da nossa fé! 

Durante anos vivi longe desta conexão interior comigo própria e com o divino que há em mim. 

Descobrir o Sagrado Feminino foi para mim a descoberta de uma sensibilidade e uma sacralidade que não reconhecia em mim. Foi com essa descoberta, esse viver de emoções que percebi o poder dos rituais, das celebrações.

Cátia Silva – Experiências e Rituais
Photo Credits: @anaifreitasf

Ritualizar não é mais nem menos do que estabelecer uma conexão connosco próprios, com o que cá vai dentro, no nosso coração, na nossa alma. São momentos em que o silêncio é uma ferramenta de ouro e os objectos simbólicos da nossa vida o transporte para o nosso mundo interior. 

Acredito cada vez mais que é esta ligação do momento presente à nossa existência que aumenta a nossa auto-estima, o nosso bem estar e o sentimento de pertença. Ritualizar é então criar este espaço independentemente da fé, da religião, da parte do mundo.

Hoje em dia, sinto que poderia criar um ritual para qualquer religião, circunstância ou intenção. Foi por isso, um grande prazer, poder propor à Sofia, desenhar este ritual para quem se conecte com a imagem do São José, pai de Jesus Cristo. 

São José tem em si um significado muito poderoso e que a mim me ressoa muito – a aceitação. Um homem que por amor à humanidade aceita um filho que não é seu. Mais do que isso, ama-o de uma forma incondicional e ensina-lhe o amor de pai terreno, crente e pecador.

Para quem se conectar com esta simbologia, com a imagem e história do São José, aqui fica o ritual feito com todo o meu amor:

RITUAL

São José representa o pai que ama, protege, ensina e cuida. São José, aceitou um filho que não era seu revelando toda a sua bondade e esperança num mundo melhor. 
Como pai de Jesus, São José  não só lhe ensinou a arte da carpintaria como também os seus princípios e os seus valores enquanto homem. São José é o pai que representa a Luz, o brilho e uma autoridade amorosa de fé e amor pelo outro. Este ritual tem a intenção de celebrar essa luz, esse amparo. 

1 – Prepare um altar bonito com flores frescas, velas e outros elementos que o(a) conectem com este brilho do pai. 

1

2 – Escolha uma vela branca que significa pureza e amplifica o poder meditativo, de preferência mais alta que as outras, acenda-a e conecte-se com que de melhor o seu pai lhe ensinou. 

2

3 – Coloque a imagem de São José diante de si, conecte-se com a energia que ela lhe transmite e repita esta oração:
Obrigada meu pai, pelo teu amor, pelo teu abraço, a tua proteção de hoje e sempre. Amen!

3

4 – Para terminar, abrace-se, sinta o calor do seu corpo como sentiria o colo do seu pai. Agradeça pelo seu amor, mesmo que ache que não foi o perfeito, foi o que ele lhe sabia dar. Foi esse amor que fez de si a pessoa maravilhosa que é hoje.

4

5 – Deixe a vela acesa, sendo a chama a representação desse calor e desse amor incondicional <3

5

Obrigada à Treze, por esta bonita oportunidade. 

Cátia Silva.


Apesar de não conhecermos pessoalmente a Cátia Silva, sentimo-la sempre bem perto de nós, como se todos os dias a tivéssemos, num qualquer café da cidade, à nossa espera, quer fosse para beber um chá ou quer fosse para estar à conversa, sobretudo à gargalhada, por tempos infinitos. Não por disparates que fossem ditos mas pelas identificações constantes destes nossos mundos, ainda que saibamos existirem diferenças.

E isto talvez não seja por acaso.

A Cátia, Sacerdotisa do riso e da criatividade, como se autointitula, Word Healer e Celebrante, defende que o ser humano só precisa de ser amado e ouvido. Acredita que a cura está através da palavra, da presença e da escuta ativa. Celebra a vida através da alegria, da partilha, da palavra e de um conjunto de práticas de conexão com as emoções.

A Treze é um constante trabalho de pesquisa, não só formal, como em relação às texturas e singularidades da matéria VS cores, emoções e histórias, como também àquilo que acreditamos acrescentar valor a esta arte.

Existem inúmeros acabamentos que podemos dar à nossa arte, mas sentimo-nos muito atraídos por aqueles que também acentuam a essência da #fécomcor e dão ênfase às suas desigualdades – como a própria crença, por exemplo.

A missão da Treze é criar e comercializar peças religiosas, culturais e de afeto, através de um conceito inovador onde a cor, a criatividade e a personalização surgem como elementos diferenciadores.

Como marca de negócio também gosta de contribuir para uma mudança positiva através do enraizamento da fé e prática dos valores universais da humanidade, em Portugal e no mundo, porque acredita ser um veículo de difusão e renovação, e que incluí, abraça e aceita várias crenças. Acredita ser uma marca livre que promove a criatividade e a inovação, e também acredita ser uma marca conexão que promove a união da comunidade.

Num mundo atarefado, na correria do dia a dia, ainda que em estado de confinamento face à pandemia Covid-19, parece não termos tempo para nada. A vida vai passando e estamos cada vez mais ligados e cada vez com menos conexões profundas.

“Os rituais fazem parte da nossa vida” e são ferramentas de ouro que nos permitem estabelecer estas conexões.

A nossa conexão com a Cátia aconteceu por meio do virtual, contudo sabemos ser real, e foi num instante que ela se ofereceu para criar um Ritual a São José.

Inspirado, também, pela nossa própria necessidade de nos sentirmos mais conectados a quem amamos, e a nós mesmos, e pelo ano que se celebra com a especial proteção deste santo, ele foi pensado para quem se quer ligar com esta simbologia e com a imagem e história de São José, ou para quem simplesmente procura um contato mais profundo com o seu próprio pai.

Imagem de São José em pó de pedra natural, #handcrafted, colorida mas sem o uso de pintura
Treze

Para obteres o “São José”, e receberes com ele este ritual maravilhoso, clica aqui.

Para entrares em contacto com a Cátia clica aqui.


Posts Relacionados

Leave a comment